CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#FeiraLivre 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Toda quarta-feira vai ter Feirinha da Agricultura Familiar no Mercado Público

O panorama econômico atual despertou o incentivo de novas atividades para obter renda. Com esse intuito, nesta quarta-feira (03), a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria de Governo (SEGOV), deu início a Feirinha da Agricultura Familiar, que acontecerá todas as quartas-feiras, no Mercado Público, das 6h às 11h da manhã.

Os produtores da agricultura familiar podem expor sua produção com produtos agroecológicos. Essas famílias fazem sua produção orientadas pela assistência técnica e gerencial, com um plano de ação elaborado para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região Nordeste, foi sendo desenvolvido em parceria com o Sistema de Aprendizagem Rural (SENAR), que atuam nos municípios do Alto Oeste Potiguar.

A feira será também uma oportunidade de incentivar e fortalecer tanto o cultivo e venda dessa produção, oferecendo produtos de qualidade à população, quanto estimular o consumo de produtos orgânicos no município. No local, os visitantes poderão encontrar frutas, legumes, verduras, doces, queijos e demais produtos produzidos de forma artesanal e orgânica.

Vale ressaltar que a cada dia as pessoas recebem mais informações sobre a importância dos alimentos orgânicos. Além da melhoria da saúde e da redução de taxas de agrotóxicos no organismo, existem outras vantagens em consumir alimentos orgânicos: prevenção à erosão do solo, proteção à qualidade da água; apoio aos pequenos produtores, contribuição para acabar com o envenenamento por agrotóxicos, ajuda a preservar as pequenas propriedades e promove a biodiversidade.

SERVIÇO

Feirinha da Agricultura Familiar

Todas as Quartas-feiras,

Local: no Mercado Público

Horário: de 6h às 11h da manhã.

#FeiraLivre 16/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Equipes da Prefeitura de Pau dos Ferros fazem visita técnica à feira livre do município de Apodi

Uma das maiores preocupações da gestão é o resgate e a preservação cultural dos hábitos e costumes do município. Buscando olhar para a realidade existente no comércio local, equipes da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros estiveram, segunda-feira (14), realizando visita técnica à Feira Livre de Apodi-RN.

Com a chegada de grandes redes de supermercados à Pau dos Ferros, a Prefeitura enxergou a necessidade de preservar a cultura da feira livre, que contribui com a economia local e gera emprego e renda para produtores da região.

A experiência de sucesso no município vizinho, que padronizou o ambiente e urbanizou o espaço popular de vendas, chamou a atenção da Gestão Valorizando Nossa Gente que também pretende investir na estruturação de um espaço mais organizado para os feirantes e consumidores, preservando a tradição da feira livre na cidade.

"Enxergar a necessidade para adaptar os espaços e capacitar as pessoas para a nova realidade. É importante darmos todo o suporte para uma futura adaptação. Uma reorganização dos espaços de comercialização e capacitação das equipes sem perder toda a beleza e tradição que uma feira livre carrega. São histórias do nosso povo que precisamos dar continuidade e adequarmos às novas realidades que a urbanização traz", explicou o Secretário de Governo, Jaime de Carvalho.

A expectativa é que em breve, assim como ocorreu em Apodi, o município de Pau dos Ferros elabore um projeto de modernização estrutural e se articule junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para capacitar os agricultores e demais feirantes que compõem a tradicional Feira Livre dos pau-ferrenses.

www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 05:07:06