CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA inicia cadastro de estabelecimentos comerciais geradores de resíduos sólidos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) iniciou esta semana, junto aos comerciantes de Pau dos Ferros, por bolsistas do programa ENIS/UFERSA, o Cadastro de Estabelecimentos Comerciais Geradores de Resíduos Sólidos do Centro Municipal.

Esse cadastro objetiva conscientizar e estimular a adesão do comércio para o fortalecimento da coleta seletiva, na qual os comerciantes irão atuar fornecendo informações sobre o gerenciamento atual dos resíduos, desempenhados pelos estabelecimentos.

Nessa primeira etapa, é fundamental a colaboração de todos para uma pauta muito relevante para o município, a qual é a implantação da coleta seletiva, através do programa PDF+ Limpa.

A Coleta Seletiva está em fase de implantação no município. Em dezembro de 2023, o município aprovou a Lei que institui a Coleta Seletiva.

Estão sendo realizadas diversas atividades para efetivar essa implementação junto aos órgãos públicos, servidores, empresas/comércio e à população. Com recursos do Ministério do Trabalho, foi adquirido um galpão para sediar a Associação de Catadores do município, que já foi formalizada com registro em cartório, com CNPJ.

Têm sido realizadas diversas ações para que em breve seja feito o fechamento do lixão que está aberto há décadas e os catadores que lá trabalham poderão atuar dentro do Galpão de Triagem, fortalecendo a geração de emprego e renda.

#MeioAmbiente 01/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA implanta coleta seletiva na sede da prefeitura

Na manhã desta segunda-feira (1), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) esteve reunida com servidores da sede da Prefeitura para realizar a ação Recicla + Servidor e esclarecer como foi feita a implantação da coleta seletiva nas repartições públicas do nosso município.

A proposta do Recicla + Servidor visa conscientizar os servidores públicos sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Dentro do planejamento feito pela SEMA, essa é uma primeira etapa do trabalho de conscientização sobre a importância da coleta seletiva, que vem sendo implantado gradativamente no município, servindo de exemplo para a população.

Na prática, os servidores separam os materiais descartados colocando nos recipientes para armazenar lixo, identificados com as cores padronizadas para reciclagem e, posteriormente, fazer doação ou entrega para uma equipe da SEMA, que fará o recolhimento e será repassado para a Associação de Catadores do município.

#MeioAmbiente 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMAS implanta coleta seletiva nas repartições municipais

Na tarde de ontem (06), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) esteve reunida com servidores do município para realizar a ação Recicla + Servidor e esclarecer como seria feita a implantação da coleta seletiva nas repartições públicas.

A proposta do Recicla + Servidor visa conscientizar os servidores públicos sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Dentro do planejamento feito pela SEMA, essa é uma primeira etapa do trabalho de conscientização sobre a importância da coleta seletiva, que vem sendo implantado gradativamente no município, servindo de exemplo para a população.

Na prática, os servidores separarão os materiais descartados colocando nos recipientes para armazenar lixo, de forma separada identificados com as cores padronizadas para reciclagem e, posteriormente, fazer doação ou entrega para uma equipe da SEMA, que fará o recolhimento e será repassado para a Associação de Catadores do município.

"A implantação da coleta seletiva nas repartições públicas, através da ação Recicla + Servidor, é mais uma das diversas atividades desempenhadas pelo Recicla + Pau dos Ferros, na busca de fortalecer a importância de preservar o meio ambiente, que começa com pequenas atitudes diárias no local de trabalho e fazem toda a diferença", explicou Vicente de Paula, secretário de Meio Ambiente.

A ação ocorreu no Centro Popular Joaquim Correia e, na ocasião, a SEMA contou com a parceria da UFERSA, que irá orientar indivíduos pertencentes às repartições públicas para promoverem e operacionalizarem a coleta seletiva em seus espaços de trabalho.

Vale lembrar, que além dos servidores, a SEMA também convdidou o Poder Legislativo, que esteve representado por alguns vereadores.

#Saúde 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Equipes das Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde fazem trabalho educativo e preventivo sobre a dengue

Na manhã de hoje (22), as equipes das Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde fizeram visitas, no bairro Manoel Domingos, para combater e prevenir a dengue, como também educar sobre o uso correto dos resíduos sólidos na cidade.

Além das equipes das secretarias, os apenados também marcaram presença, cuidando de todo o espaço onde será realizada a ação logo mais, a partir das 17h.

#Capacitação 01/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente realizou visita técnica ao município de Lagoa Nova

Nesta quinta-feira (1), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizou uma importante agenda no município de Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte, onde já tem uma Associação de Catadores, que atua na coleta seletiva, através de um trabalho desenvolvido no galpão de triagem.

"Foi uma rica oportunidade de adquirir experiência para a iminência da implementação da coleta seletiva em nosso município", disse Vicente de Paula, secretário da pasta.

Além do secretário Vicente de Paula e sua equipe técnica, também estiveram presentes membros do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Dos Municípios Do Oeste Potiguar (CIMOP) e da Associação de Catadores de Pau dos Ferros.

#LimpezaUrbana 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Com apoio da Prefeitura e outras instituições parceiras, Associação de Catadores é criada em Pau dos Ferros

Na tarde de ontem (05), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Pau dos Ferros reuniu os catadores e catadoras de material reciclável para mais um encontro, no qual foi definida a criação da Associação de Catadores.

Depois de uma sequência de reuniões que fizeram parte do cronograma de ações do município para tratar sobre as políticas públicas de resíduos sólidos, visando, sobretudo, a extinção do lixão e a abertura do aterro controlado, a Prefeitura, em parceria com o Projeto de Extensão (ESNIS) da UFERSA e com o SEBRAE, buscaram dialogar a respeito da criação da Associação de Catadores e implementação da Coleta Seletiva de resíduos sólidos no município, como também sobre a importância destes catadores para o desenvolvimento sustentável.

Em assembleia, os catadores escolheram os membros que farão parte do corpo administrativo da associação, que ao ser formalizada passará a existir publicamente e juridicamente. Essa iniciativa vai gerar mais renda, garantia de maior segurança na atividade e, consequentemente, a promoção de mais dignidade a todos os envolvidos.

"Hoje foi um dos momentos mais importantes desse processo, resultado de vários encontros que tivemos, juntamente com o apoio da UFERSA, SEBRAE, assessoria jurídica e nós da SEMA, para finalmente criamos a Associação dos Catadores de material reciclável de Pau dos Ferros. Com a criação da associação, eles nascem para o mundo jurídico e o projeto de Lei já foi encaminhada para a câmara, com o qual poderemos implantar a coleta seletiva, que vai mudar a vida não só dos catadores como também, da população de Pau dos Ferros", contou o secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.

Com a oficialização, todo o suporte jurídico, técnico e administrativo será disponibilizado para que os catadores possam gerir a associação.

#EducaçãoAmbiental 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA dá início a projeto de Educação Ambiental nas escolas municipais

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) deu início nesta sexta-feira (10), a execução do projeto Educação Ambiental. A ação ocorreu nas escolas municipais do sítio Raiz e sítio Conceição.

A execução do projeto acontece em parceria com a UFERSA, através do ESNIS.

O objetivo é sensibilizar os estudantes com relação à coleta seletiva, a importância da reciclagem, a logística reversa, e outros temas.

A abordagem abrange as 18 escolas do município, e depois deverá chegar às outras escolas da cidade. Lembrando ainda que essas ações de sensibilização antecedem a implementação da coleta seletiva na nossa cidade.

#Limpeza 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA convida catadores e catadoras de material reciclável para dialogar sobre a criação da Associação

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente convida os catadores e catadoras de material reciclável, para um encontro no dia 26 de outubro, às 14h30, no auditório da UERN.

O encontro será para dialogar a respeito da criação da Associação de Catadores e implementação da Coleta Seletiva de resíduos sólidos no município, como também, sobre a importância destes catadores para o desenvolvimento sustentável.

A criação de uma associação de catadores deve gerar mais renda, garantir maior segurança na atividade e assim, promover mais dignidade.

#LimpezaUrbana 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Estudos estão sendo realizados para a criação do Aterro Sanitário de Pau dos Ferros

Estudos ambientais estão sendo realizados, objetivando a implementação do Aterro Sanitário localizado no município de Pau dos Ferros, que atenderá a todos os municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste Potiguar (CIMOP).

A implantação do Aterro Sanitário do Oeste Potiguar está na fase de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), para esse trabalho o CIMOP conta com o apoio técnico da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), cuja parceria está firmada através de termo de contrato com prazo de vigência de 12 (doze) meses. Vale destacar que a área previamente delimitada da implantação desse dispositivo localiza-se no município de Pau dos Ferros. Sendo assim, diante desse cenário e ciente da sua responsabilidade, a gestão ratifica o total comprometimento em auxiliar no que for preciso para que esse processo ocorra de forma célere e com eficiência.

Diante desse panorama, a gestão municipal de Pau dos Ferros prestou o apoio de uma máquina retroescavadeira, por se tratar de um terreno que tem característica rochosa e a equipe pudesse acessar o material, tipo solo, para estudos geotécnicos e geológicos, para viabilizar a coleta do material para os estudos, momento em que a equipe do IFRN/FUNCERN voltará a campo para essa ação. Sendo essas ações referentes a fase de Diagnóstico Físico da área a ser licenciada para a construção do Aterro Sanitário.

Além disso, diversas outras ações estão sendo realizadas de forma preliminar para que a transição para esse novo formato de gerenciamento de resíduos sólidos seja eficaz. "Nos aspectos ambientais, sociais e econômicos para todos os atores sociais envolvidos nessa transição, posso citar a implantação da coleta seletiva, organização de associação de catadores, implantação de aterro controlado (provisório) e a criação de uma central de tratamento de resíduos", ressalta o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.

#MeioAmbiente 25/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Pau dos Ferros conquista 1° lugar na III edição do concurso de boas práticas

A prefeitura de Pau dos Ferros conquistou o 1° lugar na III edição do concurso de boas práticas em gestão socioambiental do RN, do ano de 2023 o concurso é promovido pelo o IDEMA.

O trabalho premiado teve como título: "Educação ambiental e busca ativa dos catadores autônomos de materiais recicláveis do município de Pau dos Ferros". A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os catadores sobre a importância da formação de uma cooperativa para coleta de materiais recicláveis.

A experiência exitosa junto aos catadores foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMA) e o convênio com a UFERSA Campus de Pau dos Ferros, através do projeto de Extensão Universitária (ESNIS).

#MeioAmbiente 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA em conjunto com outras secretarias realiza estudo para implementação do Aterro Controlado 

As Secretarias de Meio Ambiente (SEMA), Educação (SEDUC), Finanças (SEFIN) e Planejamento (SEPLAN), junto a UFERSA, via projeto ESNIS, está realizando o estudo para implementação do Aterro Controlado provisório, como uma das soluções para o fechamento do lixão.

Para isso, será dada sequência à criação da Associação dos catadores, já cadastrados anteriormente, que atuarão de forma decisiva, paralelamente, à implementação da coleta seletiva.

Com esses encaminhamentos, a gestão dá um passo importante para mudar de vez a vida dos catadores e de toda população, em relação à política de resíduos sólidos no município.

#MeioAmbiente 29/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE   SEMA coloca em pauta a preocupação e soluções para o destino dos resíduos sólidos em Pau dos Ferros  

Com o olhar no futuro e já buscando arquitetar soluções para os problemas envolvendo os resíduos sólidos, a V Semana de Meio Ambiente, com o tema: Soluções para a poluição plástica', promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), fortaleceu o alerta sobre a preocupação do município com o assunto, convocando a população a também se preocupar com a demanda.

De forma leve e construtiva, a programação com as palestras e mesas-redondas que foram realizadas em dois dias de evento (27 e 28 de junho), na Casa de Cultura Joaquim Correia, mostraram de forma didática o panorama da situação ambiental envolvendo a falta de conscientização das pessoas e os cuidados necessários que ainda não são adotados nem pela sociedade, nem pelo poder público.

Estiveram entre os temas tratados no primeiro dia de evento, o gerenciamento de resíduos sólidos e a legislação ambiental. No segundo dia, os participantes discutiram temáticas relacionadas à Educação ambiental, poluição plástica e coleta seletiva de resíduos.

A ideia central para idealizar a semana foi realizar parcerias com as universidades da cidade para promover a troca de conhecimento e o fortalecimento de projetos, que serão necessários para alcançar cada vez mais pessoas, com foco em ampliar a conscientização ambiental e, em paralelo, promover mudanças positivas na cidade.

"Foram dois dias de muita produção de conhecimento e participação efetiva da população. Trouxemos para cá as universidades, agregando ao evento com informações para entendermos que ao realizarmos essa Semana do Meio Ambiente estamos no caminho certo, trazendo um olhar responsável para com o Meio Ambiente", ressaltou o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula Fernandes, garantindo também que outras ações educacionais estão sendo programadas para o município.

Além do conhecimento técnico e científico vindo das universidades, o evento contou com a participação e depoimento de quem está diariamente lidando com os resíduos produzidos pela população, que são os catadores de materiais recicláveis do município.

#MeioAmbiente 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA realizará ciclo de palestras e mesa redonda na Semana de Meio Ambiente

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), estará realizando nos dias 27 e 28 de junho, a Semana de Meio Ambiente, no Centro Cultural Joaquim Correia.

A programação conta com palestras e mesas redondas que vão tratar sobre diversos temas envolvendo o meio ambiente temas como: legislação ambiental, soluções para os problemas ligados ao descarte de resíduos, a importância da educação ambiental no contexto escolar, dentre outros. "Essa semana de educação ambiental, estamos seguindo o tema nacional, mas vamos abordar outros temas através de mesa redonda e ciclo de palestras, buscamos envolver o que a gente tem de melhor de conhecimento nas nossas universidades, UFERSA, UERN e IFRN. Será um momento importante passa a sociedade e a comunidade estudantil participar e a comunidade estudantil", convidou o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.


Os interessados podem fazer a inscrição clicando no link no final da matéria.

Confira abaixo a programação completa

V SEMANA DE ESTUDOS E MÉTODOS AMBIENTAIS

Local: Centro Cultural Joaquim Correia

Data: 27 e 28 de junho

TEMA: Soluções para poluição plástica

• 27/06 • Terça-feira

Palestras:

• 8h30 às 9h30 • Soluções para poluições plásticas (palestra de abertura) • Prof. Dr. Joel Medeiros Bezerra

• 10h • Mesa redonda: Legislação Ambiental • Ms. Talita Tassia da Costa, Secretário de Meio Ambiente Vicente de Paula e o Prof. Dr. Jorge Luiz de Oliveira Pinto Filho.

• 19h •Abertura oficial

• 20h às 21h • Mesa redonda: Perspectivas e desafios do gerenciamento dos resíduos sólidos • Prof. Dr. Larissa da Silva Ferreira Alves, Prof. Lídia Gabriela Rodrigues de Souza e Ms. Talita Tassia da Costa.

___________

• 28/06 • Quarta-feira:

• 8h • Palestra: Importância da Educação Ambiental no Contexto Interdisciplinar na Escola • Josiani Alves de Morais.

• 9h • Conversa com Catador: Atual Realidade x Futuro Promissor • Luiz Catador de Materiais Recicláveis e Dona Josefa Avelino.

• 19h • Palestra: Coleta Seletiva e seus desafios de implantação e impactos positivos • Francisco Soares Roque.

• 20h • Palestra: Como a poluição plástica ameaça a vida na Terra • Prof. Dr. Agassiel de Medeiros Alves.

#SãoJoãoDaPrincesinha 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura inicia cadastro para ambulantes que irão participar do São João da Princesinha

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), comunica aos interessados que deu início ao cadastramento de ambulantes para comercialização durante o São João da Princesinha, que acontecerá no dia 16 de junho, a partir das 20h, na Praça de Eventos.

O cadastro acontecerá até o dia 15 de junho, 07 às 10h, na sede da secretaria, localizada no palco da Praça de Eventos. Os interessados devem portar cópia dos documentos de identificação e comprovante de residência.

#SãoJoãoDaPrincesinha 07/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura orienta população a não soltar fogos de artifício com barulho

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em cumprimento à lei municipal 1.771/2021, que proíbe a soltura de fogos de artifício com barulho em respeito aos autistas, crianças, idosos e animais, reitera o compromisso de pensar em quem tem sensibilidade auditiva - nesse período junino e em todos os demais momentos do ano - e orienta a população a fazer o mesmo.

Juntos, podemos nos divertir em uma festa alegre e saudável para todos. O IIISão João da Princesinha está chegando

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e reforça a importância ações educacionais

Nesta segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), celebrou o Dia Mundial de Meio Ambiente em parceria com a MB Limpeza Urbana, e promoveram um café da manhã para os profissionais que auxiliam na manutenção dos serviços de limpeza da cidade.

Dia Mundial de Meio Ambiente é um dia criado com o objetivo de sensibilizar a opinião pública e valorizar o meio ambiente, além de fazer um alerta a todos acerca dos problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Desde o mês passado, a Prefeitura lançou através da SEMA, a campanha "Pau dos Ferros Mais Limpa" de conscientização para o combate à sujeira no município, chamando a atenção da população para a problemática e explanando sobre as ações educacionais que seriam implantadas ao longo dos dias.

#MeioAmbiente 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE   Poda drástica: Não cometa este crime ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem feito junto à população um trabalho de conscientização sobre a forma correta de realizar a poda das árvores sem trazer danos ao meio ambiente.

A SEMA relembra que existe a Lei municipal 311/72 do Código de Posturas, artigos 137 e 139, que prevê multa para quem realiza podas drásticas no município de Pau dos Ferros. A poda drástica é aquela em que é retirada mais de 40% da copa da árvore.

Além da Lei Municipal ainda existe a Lei Federal de Crimes Ambientais Lei N° 9.605/98 no artigo 49, que dispõe sobre a proibição de não danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação de logradouros públicos, a pena detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente a depender do caso.

No mês passado, a Prefeitura lançou a campanha "Pau dos Ferros Mais Limpa" de conscientização para o combate à sujeira no município, chamando a atenção da população para a problemática e explanando sobre as ações educacionais que seriam implantadas ao longo dos dias.

Quais as consequências?

A poda drástica ocasiona:

- Perda de reservas energéticas do vegetal.

- Perda do equilíbrio estético - modificação da arquitetura de copa de cada espécie.

- Apodrecimento do lenho.

- Aumento da incidência de galhos fracos e podres sobre os alvos urbanos que circundam a árvore.

- Morte do vegetal.

Mas a poda drástica é prejudicial?

Sem dúvidas a resposta é sim. O que é feito na tentativa de melhorar a saúde e/ou beleza de uma árvore, é, na verdade, um dano severo que apenas se agrava com o passar do tempo.

A poda drástica causa um desequilíbrio entre a superfície da copa (folhas que fazem fotossíntese e gemas) e a superfície de absorção de água e nutrientes (raízes finas), ocasionando uma mudança brusca no estado anatômico e fisiológico da árvore, já que a mesma precisa recompor sua folhagem para fazer fotossíntese, transpirar, realizar a troca gasosa etc. Tal fato é, na verdade, um intenso stress, que ao ser realizado periodicamente, anualmente, por exemplo, diminui acentuadamente o ciclo de vida da planta.

A população pode denunciar a prática de poda drástica através do número/whatsapp: 84 - 84 9668-6413, das 07:00h às 13:00h, de segunda à sexta.

#MeioAmbiente 31/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Servidores iniciam campanha educacional casa a casa em Pau dos Ferros

Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), iniciaram na manhã de ontem (30) a 1ª etapa da Campanha Educacional Casa a Casa, orientando a população sobre o descarte correto do lixo, entulhos e podas de árvores.

O objetivo principal dessa campanha é manter a nossa PAU DOS FERROS + LIMPA, faça sua parte e contribua com essa campanha.

#MeioAmbiente 30/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Pau dos Ferros Mais Limpa: SEMA instala placas nos canteiros da cidade

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) deu início nesta terça-feira (30) às ações práticas da Campanha Ambiental 'Pau dos Ferros mais limpa' junto à população.


As equipes da secretaria estiveram nas ruas 13 de maio e na Joaquim Torquato, fazendo visita casa a casa e levando orientações aos moradores sobre o descarte correto do lixo e os cuidados necessários para manter os canteiros limpos.

Para uma cidade limpa e organizada depende da colaboração de todos.

#LimpezaUrbana 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura lança campanha para conscientizar o cidadão sobre descarte do lixo

Lixo na rua? Só no dia da coleta. Com esse objetivo, a Prefeitura lança campanha "Pau dos Ferros Mais Limpa" de conscientização para o combate à sujeira no município. O ponto de partida aconteceu na tarde de hoje (24), na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, chamando a atenção da população para a problemática explanando sobre as ações educacionais que serão implantadas ao longo dos dias.

Nos próximos dias, como forma de chamar a atenção dos pauferrenses sobre o destino correto do lixo, a campanha fará um trabalho de visitação às residências, como também estará presente em todos os canais de comunicação da Prefeitura, em especial as redes sociais, além dos veículos de comunicação da cidade. "Trata-se de uma campanha de conscientização do cidadão para conseguir chegar a toda sociedade no sentido de muni-las com as informações necessárias sobre o descarte correto do lixo, para que elas possam contribuir com a organização da cidade e o respeito ao meio ambiente. Nosso objetivo principal é a conscientização das pessoas", explica o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.

Em um segundo momento, após o trabalho de orientação e conscientização, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), ressalta que a responsabilidade do cidadão aumenta. "A partir do processo de educação o próximo é a fiscalização mais ostensiva, que é a parte pedagógica, se não, as pessoas irão continuar banalizando a má conduta de seguir sujando e não contribuindo com a organização da cidade", explica o secretário da SEMA.

Recentemente a cidade está com a nova empresa de limpeza pública que vai está atuando no município. A MB Limpeza Urbana tem realizado o serviço de coleta de lixo domiciliar e o recolhimento de podas e entulhos.

A MB Limpeza Urbana atua em mais de 20 municípios de 6 estados brasileiros, e já iniciou os trabalhos na última sexta-feira (19), seguindo o mesmo cronograma que já estava em vigor na cidade.

Durante o evento, estiveram a prefeita Marianna Almeida, secretários da gestão, vereadores, cidadãos e imprensa em geral.

*VOCÊ SABIA?*

- É infração ambiental colocar lixo, entulho volumoso ou entulho de construção em áreas públicas (canteiro, praças, ruas, etc.)

- O consumidor é responsável pela destinação correta dos resíduos de construção e resíduos volumosos. A multa pode ser no valor de 30 a 50% do salário mínimo vigente na região- Código de Postura Municipal Lei N° 311 de 1972.

- É proibido podar, cortar, derrubar ou sacrificar árvores da arborização pública sem o consentimento da prefeitura. A multa pode ser no valor de 60 a 70% do salário mínimo vigente na região - Código de Postura Municipal Lei N° 311 de 1972.

- Além de doenças e outras complicações de saúde, o acúmulo de lixo e entulhos pode causar alagamentos e prejuízos ambientais.

#LimpezaUrbana 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA reúne representantes de outras secretarias para atuação em campanha ambiental

Na manhã desta segunda-feira (08), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) se reuniu no auditório do Centro Cultural, com representantes de secretarias municipais para tratar sobre a atuação na campanha ambiental "Pau dos Ferros mais limpa", que será lançada na próxima quarta-feira (10).

Durante a reunião foi tratada a importância das responsabilidades de cada pasta no desenvolvimento das ações, bem como a necessidade de voltar um olhar mais global sobre a cidade para entender a problemática do lixo.

Um mapeamento recente da SEMA apontou que a população possui hábitos e costumes de colocar lixo em ambientes urbanos inadequados, como por exemplo, nas margens das ruas, canteiros, etc., o que demonstra que a necessidade de orientação para a devida destinação de seus resíduos. Com base neste diagnóstico, a SEMA pretende fazer um intenso trabalho educativo eficaz junto à população contando também com o apoio das demais secretarias para atuação na campanha.

No cronograma da campanha que carrega o tema "O lixo urbano e o que fazer com ele?", foram escolhidos alguns pontos estratégicos da cidade, para atingir a maior parte da população possível, por meio das ações que serão executadas.

#LimpezaUrbana 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura divulga novo cronograma de coleta de resíduos nos bairros

A empresa DIAS E CASTRO, contratada pela Prefeitura para a execução da limpeza pública, divulga novo cronograma da coleta dos resíduos domiciliares.

Com a divulgação do cronograma, a gestão acredita que a limpeza dará um salto de qualidade, uma vez que facilita sua fiscalização junto a prestadora, bem como, contará com a colaboração da população em colocar seu resíduo para coleta, somente no dia definido.

CRONOGRAMA DA COLETA DO LIXO DOMICILIAR

Horários da coleta:

Das 7h às 11h

Das 13h às 19h

Segunda, Quarta e Sexta

Centro

São Geraldo

Manoel Deodato

São Judas Tadeu

Paraíso

Domingos Gameleira

BR 405 (Posto Segundo Melo à Nova Pau dos Ferros)

João XXIII

Bela Vista

Manoel Domingos

Nova Pau dos Ferros

Chico Cajá

Barragem

Terça, Quinta e Sábado

Centro

São Benedito

Princesinha

Arizona

Aluízio Diógenes

Nações Unidas

Zeca Pedro

João Catingueira

São Vicente de Paulo

Vila Elianto Pignataro (DNOCS)

Alto do Açude

Carvão (Belas flores)

Riacho do Meio

Conjunto Olívio de Souza

Frei Damião

Observações:

- DIARIAMENTE: Centro + Praça de Eventos + Principais Vias Comerciais;

- QUARTAS-FEIRAS: Perímetro Irrigado;

- QUINTAS-FEIRAS: Lagoinha dos Esteves;

- FERIADOS: A coleta será realizada apenas no Centro + Praça de Eventos + Principais Vias Comerciais.

#LimpezaUrbana 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura ouve catadores e trata sobre as políticas públicas de resíduos sólidos em encontro

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Projeto de Extensão (ESNIS) da UFERSA, realizou na tarde do último domingo (26) mais uma edição do evento "Conversa de catador para catador".

A atividade faz parte do cronograma de ações do município para tratar sobre as políticas públicas de resíduos sólidos, visando sobretudo, a extinção do lixão e a abertura do aterro controlado.

A iniciativa também tem como objetivo implantar a coleta seletiva e incentivar o associativismo entre os catadores."Essa ação, está dentro do projeto que a prefeitura tem em parceria com a UFERSA, no enfrentamento da política pública de resíduos sólidos. Nosso papel é dar condições e fomentar o associativismo, orientando os catadores a criarem uma associação para que possam sair dessa condição de vulnerabilidade social. O que trará para eles uma nova perspectiva de vida com o uso de EPIS e que possam através da associação gerar uma renda oriunda da coleta seletiva gerando uma maior valorização do trabalho que eles executam", conta o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.

O evento, que ocorreu no bairro Manoel Deodato, reuniu pesquisadores, equipe da secretaria e catadores de materiais recicláveis do município. Na oportunidade, a convidada do evento, dona Josefa Avelino, presidente de uma Associação de Catadores da cidade de Mossoró, conversou sobre os desafios da atividade e sobre a importância de articular uma associação para os catadores de materiais recicláveis na cidade.

A criação de uma associação de catadores deve gerar mais renda, garantir maior segurança na atividade e assim, promover mais dignidade.

#Capacitação 25/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA inicia série de reuniões para reorganização de quiosques e dará capacitação para melhorar a prestações de serviços

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) deu início a uma série de reuniões para tratar sobre a reorganização dos espaços públicos na cidade, a exemplo dos Quiosques que funcionam por meio de concessão.

Com esta ação a secretaria pretende discutir as cláusulas contratuais, em especial as que se referem ao meio ambiente, para estas sejam devidamente respeitadas, bem como ouvir os ocupantes dos quiosques para que a gestão possa desenvolver estratégias que tragam melhorias ao desenvolvimento de suas atividades, sempre com vistas a uma prestação de serviço cada vez melhor à população. Como parte desse processo de reorganização a secretaria irá promover uma capacitação para todos os proprietários de quiosques de todas as praças. Após todo o processo de capacitação, orientação e educação, a SEMA partirá para a questão da fiscalização, como ela deve acontecer para que o bem público seja administrado de forma correta.

A primeira reunião ocorreu nesta sexta-feira (24) na Casa de Cultura, com a presença de comerciantes que atuam na Praça de Eventos. A reunião foi conduzida pelo secretário da SEMA, Vicente de Paula Fernandes, com apoio de fiscais da secretaria e da vigilância sanitária.
"O grande objetivo dessas ações junto aos permissionários é mostrar para eles o quanto eles são importantes, ocupando um espaço público e que mesmo participando de um processo licitatório eles têm obrigações contratuais e que precisam ser gerenciadas e fiscalizadas e nós como gestão precisamos fazer eles entenderem todas as ações como algo positivo, para que possamos virar referência. Hoje a praça de eventos, por exemplo, é considerada um ponto turístico de Pau dos Ferros, e é importante que as pessoas saiam falando bem que lá é organizado, que a estrutura é bem cuidada, que as normas sanitárias são obedecidas e possam ser uma referência para a região inteira como um conceito positivo", pontuou Vicente de Paula, que ainda reforçou sobre a importância da organização para gerar a autoridade e credibilidade social, além de mostrar a importância da capacitação permanente e como eles devem agir independente da fiscalização.

De acordo com a Secretaria responsável, nos próximos dias a ação chegará a outros comerciantes locais, a fim de garantir a devida oferta de serviços com a qualidade que a população merece, sem esquecer o zelo e o respeito ao meio ambiente.

#MeioAmbiente 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Em parceria, Prefeitura e UFERSA realizará reunião com catadores do município
#MeioAmbiente 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA disponibiliza novo número para denúncias

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está disponibilizando um novo canal de comunicação para denúncias de infrações ambientais, alvarás e retiradas de árvores. Além do número 84-99668-6413, que funciona de segunda à sexta-feira, no horário de 7h às 13h.

Com o novo número o cidadão poderá registrar o seu pedido de fiscalização, de acordo com o tipo de infração a ser comunicada. A ferramenta amplia a facilidade para o cidadão contribuir com o trabalho da secretaria, fazendo a especificação do crime (poluição sonora, do ar, água, solo, invasões e corte ou poda sem autorização). Cada crime possui subdivisões com diferentes tipos de infrações.

#LimpezaUrbana 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Podas e entulhos deverão ter coleta e destinação adequada segundo Código de Posturas do Município

Você sabia?

De acordo com o Código de Posturas do Município, o responsável pela geração de podas e entulhos deve se responsabilizar por sua coleta e destinação adequada.

A normativa nos informa em seu Capítulo III - DA HIGIENE DAS HABITAÇÕES, especificamente sobre o serviço de limpeza pública:

"Parágrafo Único - Não serão considerados como lixo os resíduos de fábricas e oficinas, os restos de materiais de construção ou entulhos provenientes de demolições, as matérias excrementícias e restos de forragens das cocheiras e estábulos, as palhas e outros resíduos das casas comerciais, bem como terra, folhas e galhos dos jardins e quintais particulares, os quais serão removidos à custa dos respectivos inquilinos ou proprietários".

Ao serviço de limpeza urbana da Prefeitura Municipal, cabe a coleta de lixo devidamente posto em vasilhames, cestas e lixeiras, preferencialmente tampados, além de varrição e limpeza das vias públicas.

Para denúncias, ligue: (84) 9 8145-3958

#Capacitação 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Equipe da SEMA realizaoficina sobre reciclagem na UFERSA

Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente(SEMA) ministraram nesta quinta-feira (10), na Universidade Federal Rural doSemi-Árido (UFERSA), uma Oficina de Reciclagem na Semana de Engenharia Química,Ambiental e Sanitária da UFERSA (SEQAS).

O conhecimento e astécnicas aprendidas na oficina serão adaptadas e implementadas em ações deeducação ambiental no município.

#LimpezaUrbana 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Mutirão de limpeza éfeito nos sangradouros do Açude 25 da Março

A Prefeitura de Pau dosFerros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizou namanhã de hoje (08), um mutirão de limpeza nos sangradouros do Açude da 25 de Março.

A ação, iniciada nesta manhã, contou com a ajudados colaboradores da SEMA, iniciativa advinda da Semana RN Lixo Zero.

A manutenção da limpeza é de suma importância, emuma parceria atuante dos órgãos públicos municipais, bem como a própriapopulação.

A Gestão Valorizando Nossa Gente conta com todosos munícipes, para uma cidade cada vez mais limpa!

#Limpeza 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Mutirão de limpeza nos sangradouros do Açude 25 da Março

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) informa que nesta terça-feira (08), realizará a limpeza nos sangradouros do Açude 25 de Março.

O mutirão de limpeza, que terá início às 8h da manhã, é uma iniciativa que faz parte da Semana RN Lixo Zero, e estabelece disseminar boas práticas relacionadas a gestão dos resíduos sólidos e cuidados com o meio ambiente.

#MeioAmbiente 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA realizará nesta sexta-feira atendimento remoto

A Secretaria de Meio Ambiente informa que o expediente desta sexta-feira (19) será totalmente remoto, através dos canais: (84) 99605-7028 / 98145-3958 (whatsapp) ou email semapaudosferros@gmail.com

A Secretaria informa ainda que o atendimento presencial será retomado na próxima segunda-feira (22).

#MeioAmbiente 23/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura faz apelo à população para não acender fogueiras durante o São João

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros recomenda que a população não acenda fogueiras durante o período junino.

Apesar de tradicionais na região durante o período de festejos de São João, a administração lembra que devido o aumento de casos confirmados de Covid-19, a orientação é que a fumaça seja evitada para não agravar a situação daqueles que estão com doenças respiratórias, entre elas a Covid-19.

Lembrando que a Gestão Valorizando Nossa Gente, segue as determinações dos decretos em vigor no Estado do Rio Grande do Norte que ainda vive uma crise sanitária, e incentiva os pau-ferrenses a tomarem a vacina e completarem o esquema vacinal.

#Lazer 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Em parceria, Prefeitura transmitiu final da Copa Libertadores e aqueceu as vendas dos comerciantes da praça de eventos

A Prefeitura de Pau dos Ferros, visando apoiar e estimular as vendas dos empreendedores que trabalham na praça de eventos, firmou parceria com a empresa Mídia Positiva, para instalar um telão de Led e fazer a transmissão da final da Copa Libertadores da América, garantindo que os frequentadores da praça pudessem acompanhar o jogo, no último sábado (27).

O jogo entre Palmeiras e Flamengo começou a ser transmitido a partir das 17h, deixando a praça com grande fluxo de pessoas, o que ajudou a alavancar as vendas e permitir que as pessoas pudessem desfrutar de um momento de lazer.

Além de transmitir o jogo, outra ideia que a prefeitura também colocou em prática foi instalar em todos os quiosques luzes pisca-pisca, garantindo aos frequentadores da praça já entrar no clima natalino.

Uma semana antes do jogo, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), convocou todos os permissionários da praça de eventos e realizou uma reunião para explicar como aconteceria a parceria, na qual também foram ouvidas as demandas dos responsáveis pelos quiosques.

#EducaçãoAmbiental 26/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Comitê Municipal de Educação Ambiental consulta população para promover ações

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através do Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA), é responsável por propor ações relativas às políticas públicas em educação ambiental e faz consulta à população para criar estratégias de atuação.

Recentemente o CMEA criou um questionário que pode ser acessado pelo QR Code da imagem ou acessando o link para responder: Qual é a Educação Ambiental que você quer para Pau dos Ferros?

O Comitê, criado em julho desse ano, tem a responsabilidade de apoiar a formação dos comitês escolares, o planejamento, implementação e avaliação da Agenda Escolar de Educação Ambiental e a criação e o fortalecimento de políticas públicas de Educação Ambiental.

O CMEA é um órgão interinstitucional de caráter consultivo, sugerido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Decreto nº 4.281/2002. Estes colegiados são de adesão voluntário e funcionamento permanente na cidade.

Além de planejar, coordenar, executar e avaliar, o objetivo é construir um diálogo constante, formado por diversos setores da sociedade, visando implantar efetivamente as políticas de educação ambiental e promover o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. O novo comitê é constituído por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

#MeioAmbiente 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA realiza série de ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Este ano, ainda por conta da situação excepcional da pandemia de COVID-19 em curso, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) adaptou a comemoração, realizando uma série de ações na IV Semana de Meio Ambiente, com uma programação diversificada e voltada para a conscientização do cidadão e o cuidado necessário para preservar a natureza. O primeiro dia contou com o formato virtual, uma Live com Roda de Conversa, tendo a participação de servidores do município debatendo as ações que seriam implantadas na semana.

A SEMA montou uma programação que realizou ação no cartão postal de Pau dos Ferros, na qual fez um mutirão de limpeza nas margens da Barragem Municipal. A Barragem que, por um longo período de estiagem, permaneceu por muito tempo seca, na manhã da última terça-feira (08), durante a coleta, foram retirados dos entornos dela diversos objetos e alguns deles selecionados e destinados para reciclagem.

Ainda nesta quarta-feira (09), foi feito o plantio de mudas de oiti (Licania tomentosa) e de ipê (Hodroanthus) na praça Dr. Nelson Benício Maia Filho, localizada no Centro da cidade. Esta ação deu início ao projeto "Pau dos Ferros Mais Verde", que propõe a arborização de praças e canteiros, com o intuito de valorizar o paisagismo do município, como também prover sombra, colaborando com equilíbrio da umidade e da temperatura.

Para os interessados no recebimento de mudas doadas pelo Município de Pau dos Ferros, basta acessar o link no final da matéria e preencher o cadastro, que a equipe da SEMA entrará em contato para agendar você a retirada da muda. Vale lembrar, que será doada uma muda de planta por pessoa.

Cuidado com o Meio Ambiente no mundo

Realizado anualmente desde 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, a principal data da ONU para promover conscientização ambiental. Ao longo dos anos, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema e vital para as Organizações das Nações Unidas (ONU) promover também o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O tema central do Dia Mundial do Meio Ambiente neste ano é a restauração dos ecossistemas. O Paquistão vai sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021, quando será oficialmente lançada a Década das Nações Unidas para a restauração dos ecossistemas.

A Década da ONU vai de 2021 a 2030 e é um grande apelo de mobilização global pela recuperação do meio ambiente, para que a população mundial tenha um clima seguro para viver no futuro.

O ano de 2030 também é o prazo final que os cientistas identificaram como sendo a última chance de evitar mudanças climáticas catastróficas. A década 2021-2030 é o período para que as nações encontrem seus caminhos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

#Limpeza 23/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Canteiros da Avenida Independência recebem Operação Limpeza

A Operação Limpeza, feita através da Secretaria de Meio Ambiente - SEMA, esteve na Avenida Independência nesta terça-feira (23), e vem continuamente priorizando fazer a manutenção dos espaços públicos, realizando a limpeza, capina, corte de grama, poda de plantas das praças, e varrição de canteiros públicos da cidade.

Buscando oferecer um ambiente limpo e saudável no município, a Coordenadora de Praças e Canteiros, Rayane Tamires, reforça a necessidade de uma força tarefa para a manutenção e revitalização dos espaços públicos municipais, no qual, toda operação, conta também com o apoio da população que evite despejar materiais e lixos em praças, ruas e avenidas da cidade, buscando a conscientização sobre a importância da limpeza e saúde nas ruas e bairros da cidade.

"Ações simples como não jogar o lixo na rua, ajuda a conscientizar o cidadão de que a limpeza urbana depende de todos. Embora essas ações que estamos promovendo sejam de responsabilidade do município, é importante lembrar o papel que pode ser desempenhado por cada cidadão para manter a sua cidade limpa", explica Rayane.

A Operação Limpeza faz parte da programação de ações que são realizadas todos dias pelas ruas de Pau dos Ferros, e um dos diversos serviços de manutenção da limpeza pública. Nesses cuidados são realizadas capinação de ruas, podas de árvores, retirada de plantas mortas e substituição por novas árvores, como também em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, acontece a manutenção da iluminação, a limpeza de bueiros e banheiros públicos da cidade.

#MeioAmbiente 01/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura auxilia no combate a incêndios no município Devido ao clima seco e a escassez de chuvas, temos acompanhado diversas notícias sobre incêndios em áreas de mata em localidades distintas e com proporções que merecem atenção especial.

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, tivemos a ocorrência de grandes focos de incêndios nas proximidades dos sítios Retiro e Morada Nova, zona rural de Pau dos Ferros.

A Prefeitura, atenta ao acontecimentos, tem atendido prontamente as solicitações de apoio efetuadas pelo Corpo de Bombeiros, cedendo maquinário pertencente a Secretaria Municipal de Agricultura (enchedeira pá carregadeira e caminhão pipa), além de pessoal treinado para operar os veículos, para auxiliar no desmatamento de pequenas áreas que possam facilitar o acesso das equipes, dando assim maior celeridade no combate dos focos identificados de forma visual.

Recentemente a atual gestão enviou um drone para reforçar o trabalho de identificação da propagação do incêndio que atingiu áreas de mata no município de Portalegre, mais uma vez atendendo à solicitação do Corpo de Bombeiros.

Vale ressaltar que a legislação proíbe, sob qualquer forma, o emprego de fogo em terrenos públicos ou particulares, localizados dentro dos limites territoriais do Município, nas zonas urbana ou rural, para fins de limpeza de terrenos, queima de mato ou vegetação seca ou verde, bem como a queima de outros resíduos sólidos, inclusive lixo e entulhos.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (84) 991225068.
#MeioAmbiente 18/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Controle de queimadas No período de estiagem, a umidade do ar fica mais baixa, deixando o tempo mais seco, essa situação aliada à ações criminosas, acabam gerando focos de queimadas, causando prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente.

O fogo coloca em risco o ecossistema, causando destruição da vegetação natural, morte de animais, emissão de poluentes na atmosfera, aumento das doenças respiratórias, entre outros males e prejuízos. Atear fogo na vegetação é crime, cuja pena pode render de 2 a 4 anos de detenção.

O município de Pau dos Ferros também possui em seu código de postura artigos que proíbem terminantemente a queimada de lixo ou vegetação na zona urbana e rural do município.

Todos os casos serão investigados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e, em caso de infração, os causadores serão responsabilizados perante a Lei, com multas que podem chegar ao valor de 40% a 60% do salário mínimo vigente (artigo 32 do código de postura).

Hoje o município conta com ajuda de drones que podem atuar para identificar situações fora da normalidade, auxiliando o Corpo de Bombeiros e a defesa civil com a captação de imagens que poderão ser usadas para localizar os causadores.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pede ajuda da população para denunciar os casos de queimadas pelo telefone (84) 991225068 ou pelo e-mail: semapaudosferros@gmail.com

Queimada é crime ! É dever de todos cuidarmos do meio ambiente!
#Obra 27/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito Leonardo Rêgo assinou ordem de serviço para início das obras de Urbanização da Orla do Açude 25 de Março (2ª et O prefeito Leonardo Rêgo, em uma solenidade com grande presença popular no bairro Riacho do Meio, assinou a ordem de serviço para dar início às obras de urbanização da orla do Açude “25 de março” (2ª etapa).

Será investido um valor de R$ 218.735,15, onde incluirá a construção de uma praça para a comunidade, dois calçadões, passarela para pedestres, passagem molhada para o trânsito de veículos e a instalação de uma academia da saúde.

Esse é mais um compromisso sendo honrado junto à população pau-ferrense, constando como uma das prioridades do Plano de Governo, por justamente ser um sonho antigo da comunidade.

As obras já iniciarão na segunda-feira (29) e tem um prazo de execução de 180 dias. A empresa responsável pelos serviços é a A B Construção LTDA, da cidade de Lucrécia/RN.
#Obra 18/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Assinada Ordem de Serviço para construção de castelo d`água da avenida Independência Além de todas as obras que estão sendo tocadas pela atual gestão, o planejamento continua em pleno andamento e, com isso, a municipalidade continua empreendendo com o intuito de realizar mais investimentos para dotar a cidade de uma infraestrutura capaz de melhorar a manutenção das obras já entregues à população.
Uma delas é a construção de um “castelo d’água” na avenida Independência. Nesta segunda-feira, 17 de junho, o prefeito Leonardo Rêgo assinou ordem de serviço que autoriza o início da referida edificação.
Recentemente a Prefeitura revitalizou a Avenida Independência, uma das principais vias de acesso à cidade, através de uma ação que demandou a utilização de recursos próprios. Toda a estrutura dos canteiros foi recuperada, passando por um processo de paisagismo diferenciado, o que requer uma manutenção adequada para que se garanta a sua conservação.
A construção do castelo d’água irá auxiliar na irrigação por gotejamento de toda a extensão dos canteiros, facilitando essa etapa de manutenção que antes era realizada através de carro pipa.
A empresa responsável pela obra é a Maq Construções e Serviços Eireli. Estão sendo investidos recursos próprios da municipalidade na ordem de R$49.106,25.
#Agenda 05/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Pau dos Ferros lança a III SEMA A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da secretaria de Meio Ambiente (SEMA), lança nesta quarta-feira (05), por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, a identidade visual e programação da III Semana de Estudos e Métodos Ambientais (SEMA).

Com uma proposta moderna, onde aglutina eixos importantes do aspecto ambiental, a marca sugere através da mão a preservação deste bem comum a todos nós, sugerindo a preservação por exemplo da terra, da flora e dos mananciais. Como tema, a organização do evento trará à tona a seguinte reflexão: “Atitudes que Transformam: Resíduos Plásticos e Alternativas para Hábitos Sustentáveis”.

A III SEMA ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de julho, tendo como instituições parceiras a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), onde, como propósito, busca-se estimular na comunidade a mudança de hábitos a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável municipal, incentivando o público a obter conhecimento suficiente para colocar em prática atitudes responsáveis e conscientes ambientalmente.

PROGRAMAÇÃO

A programação da III SEMA irá aliar palestras, mesas redondas, momentos de discussões e também de entretenimento. Confira os momentos chave do evento:

• 29/07 | Palestra: “Contaminantes emergentes: um panorama acerca da poluição plástica no planeta”, tendo como palestrante a Prof.ª Me. Ticiane Gonçalves Sousa de Melo (IFRN);
• 30/07 | Mesa redonda: “Poluição plástica: impactos sobre a saúde do Planeta”, tendo à frente o Prof. Dr. Joel Medeiros Bezerra (UFERSA) e o Prof. Dr. Agassiel de Medeiros Alves (UERN);
• 31/07 | Palestra: “As soluções para o problema da poluição plástica no meio ambiente”, tendo como palestrante a Profª. Drª. Maria Losângela Martins de Sousa (UERN).

INSCRIÇÕES

Para todos àqueles que desejam participar do evento, as inscrições estão abertas, e podem ser feitas de forma gratuita e online no seguinte endereço: https: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUjjvhUBzCM2us2kG1Cka7m5TM0UzePDSv0w9hymOVW_QNQg/viewform?fbclid=IwAR3paP3dpdqmqD3tv5O2ZFJCEwzPGa78b8WvQYWn_gEHA73C_b7pFoSKHJY
#Mobilidade 01/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Pau dos Ferros: Feira livre recebe melhorias na organização do espaço e controle do trânsito de veículos A Prefeitura de Pau dos Ferros realizou neste sábado, 01 de junho, uma ação de monitoramento do tráfego de veículos nas proximidades do local onde ocorre a feira livre no município.

As principais entradas de acesso ao espaço, onde estão localizadas as bancas de comercialização, foram bloqueadas para entrada de carros e motos. Esse planejamento busca dar maior conforto e segurança aos milhares de cidadãos que frequentam a feira e circulam pelo espaço.

Esse é um dos primeiros passos que visam a reorganização logística que será implantada.

Todos os feirantes foram devidamente cadastrados, tanto aqueles que trabalham diariamente no espaço urbano, como também os que apenas instalam suas bancas ou veículos devidamente cadastrados apenas aos sábados.

A atual gestão informa que há um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) para reestruturação e revitalização de toda a feira livre, o mesmo se encontra em fase final de análise técnica no setor de engenharia e arquitetura da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN).

Os órgãos responsáveis pelo acompanhamento, planejamento estratégico e execução desse projeto são as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA), Infraestrutura (SEINFRA), Desenvolvimento Rural (SEDRU), além da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN).

O 4° DPRE - Distrito de Polícia Rodoviária Estadual - está inserido no contexto, auxiliando como um importante parceiro da iniciativa.

A constatação da diminuição dos conflitos com os proprietários de carros e motos que não respeitam o espaço dos feirantes é um dado consolidado, mostrando que o isolamento das vias públicas deverá ser mantido e aperfeiçoado.
#Urbanismo 27/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Pau dos Ferros inaugura a reforma e modernização da Praça Ezequiel Fernandes A prefeitura de Pau dos Ferros inaugurou nesta sexta-feira (26), a Reforma e Modernização da Praça Ezequiel Fernandes, um importante patrimônio público localizado no coração da cidade e que pertence ao bairro São Benedito, o mais populoso da cidade.

A inauguração contou com a presença do prefeito Leonardo Rêgo, dos vereadores Gilson Rêgo, Jader Junior (Junhão), Francisco José (Gordo do Bar) e Hugo Alexandre, além secretários municipais, assessores técnicos, todo o corpo de engenharia e arquitetura da atual gestão e representantes da empresa responsável pela obra.

A praça recebeu nova estrutura com bancos, construção de dois do quiosques, edificação de espaços para convivência e apresentações artísticas, rampas de acessibilidade, espaço reservado para arborização, pintura e uma nova iluminação, dando um novo aspecto ao local muito frequentado pelos moradores do bairro

A revitalização da praça é resultado de um investimento de R$ 151.369,88 mil reais fruto de um convênio entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. Essa era mais uma das obras paralisadas durante o período da gestão anterior e que foi resgatada pela atual gestão após uma longa maratona burocrática.

“Estamos entregando esse importante espaço público totalmente modernizado e com um aspecto urbanístico diferenciado à comunidade. Quero pedir a todos os moradores que sejam vigilantes e ajudem a municipalidade a evitar o vandalismo. Estaremos instalando aqui duas câmeras de vigilância, em parceria com a empresa Brisanet, onde ambas serão integradas ao Sistema de Videomonitoramento, isso será mais um instrumento de defesa do patrimônio edificado com recursos do nosso contribuinte”, afirmou o prefeito Leonardo Rêgo.
#Município 22/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura inaugura novo Mercado Público Municipal Prédio passou por reforma, ampliação e modernização, porém teve suas características arquitetônicas preservadas
#Planejamento 29/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Informe sobre a comerciliazação de produtos durante a FINECAP 2018 A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMA), comunica a todos os interessados que desejam espaço para comercialização de produtos na FINECAP 2018, que as inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira (30), a partir das 10h, na própria sede da secretaria.

Os espaços que estão disponíveis serão estritamente reservados para os DONOS DE CARRINHOS DE SORVETE, BALINHAS E PIPOCAS, demarcados dentro da arena de festas do evento. Também estarão disponíveis para os DONOS DE TRAILERS DE BEBIDAS OU LANCHES, espaços para que possam comercializar seus produtos, porém fora da arena de festas, ou seja, em espaços adjacentes à Praça de Eventos.
#Agenda 01/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito entrega mais um veículo 0km Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) recebeu um FIAT Strada com Cabine Estendida
#Agenda 30/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Encontro no MPE definiu cronograma para implantação de aterro controlado O Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, acompanhado de Secretários Municipais, do Procurador Geral do Municipio e assessores técnicos, participou nesta segunda-feira (30), na capital do estado (Natal), de uma reunião no Ministério Público Estadual.

O propósito da agenda foi estabelecer um entendimento para implantar no município o aterro sanitário controlado, através do uso valas, além de incentivar a regularização da atividade de catadores por meio da criação de uma associação.

Neste tipo de aterro o solo é preparado para receber resíduos com uma impermeabilização através de uma manta, ainda há uma operação que procura dar conta dos impactos utilizando a cobertura diária da pilha de lixo com terra.

Estiveram presentes ao encontro representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - Idema/RN, Ministério Público Estadual e Ministério do Trabalho.

Com essa ação, a atual gestão busca solucionar o descarte de forma inadequada de resíduos sólidos urbanos, além de incentivar a coleta seletiva e a reciclagem.
#MeioAmbiente 05/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza a II Semana de Estudos e Métodos Ambientais (SEMA) Nesta terça-feira (05) ocorreu no auditório do Centro Cultural Joaquim Correia a abertura da II Semana de Estudos e Métodos Ambientais (SEMA), evento esse que se estenderá até o dia 08 de junho.

O tema em debate será “Empreendedorismo Social e Sustentabilidade: Inovações Socioambientais no Semiárido Nordestino”.

Estiveram presentes durante a solenidade de abertura o Prefeito Leonardo Rêgo, a Vice-prefeita e Secretária Municipal de Saúde, Zélia Leite, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edson Rêgo, a Secretária Municipal de Educação, Eliesse Queiroz, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Emília Suzana, o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Claudio Fídias, a Secretária Municipal de Infraestrutura Maria Lizete, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Araújo, a Secretária Municipal de Administração Julia Paiva, além de representantes do SEBRAE, IDEMA, IFRN, UFERSA e UERN.

A programação inicialmente conta, em sua abertura, com a palestra do consultor do SEBRAE, Diego de Lima Dantas, que abordou a temática “Empreendedorismo Social, Negócios de Impacto Social e Sustentabilidade”.

A mesa redonda terá continuidade à tarde, onde técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA estarão discutindo o tema “Gestão Ambiental no Município de Pau dos Ferros: Desafios e Avanços.

Nos demais dias serão ofertadas outras palestras, minicursos, oficinas, exposições e capacitações relacionadas à sustentabilidade. As atividades movimentaram vários setores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde diversos profissionais se esforçaram para entregar à população uma semana movimentada, informativa e prazerosa.

A II SEMA destaca a importância das ações que despertem nas pessoas atitudes e comportamentos para a adoção de práticas sustentáveis contribuindo com a preservação e conservação do meio ambiente.

Nesta edição, o espaço recebeu uma decoração especial com o auxílio da empresa DECORART que realizou um belíssimo trabalho, garantindo a organização e o sucesso absoluto do evento.
#MeioAmbiente 28/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Estão abertas as inscrições para a II Semana de Estudos e Métodos Ambientais A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMA), torna público que as inscrições para a II Semana de Estudos e Métodos Ambientais (SEMA) estão abertas para todos que desejam participar.

A II SEMA ocorrerá no período de 05 a 08 de junho, no Centro Cultural Joaquim Correia. O tema deste ano é “Empreendedorismo Social & Sustentabilidade: inovações socioambientais no Semiárido Nordestino”.

Com isso, a II SEMA tem como finalidade estimular uma maior compreensão sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental. Durante o evento será disponibilizado aos participantes palestras, minicursos e mesas redondas com subtemas relacionados ao tema principal, todos com certificados e sem nenhum custo.

As inscrições podem ser feitas através do seguinte link: goo.gl/forms/4t0ORYVo05jE7K9Z2.

Confira a programação do evento:

05 DE JUNHO (TER
ÇA-FEIRA)

RECEPÇÃO E CR
EDENCIAMENTO - 7h às 8h30
- ABERTURA OFICIAL COM O PREFEITO E DEMAIS AUTORIDADES - 08h30 às 09h30

PALES
TRA DE ABERTURA - 09h30 às 11h30
- TEMA: Empreendedorismo social, negócios de impacto social e sustentabilidade.
- PALESTRANTE: SEBRAE

MESA REDONDA
- HORÁRIO: 13h30 às 17h30
- TEMA: Gestão Ambiental no município de Pau dos Ferros: desafios e avanços.
- MINISTRANTES: IDEMA E SEMA Pau dos Ferros
06 D
E JUNHO (QUARTA-FEIRA)

PALESTRA 03
- HORÁRIO: 07h30 às 09h30
- TEMA: Urbanização e meio ambiente.
- PALESTRANTE: Dra. Tamms Maria da Conceição Morais Campos (Arquiteta e Urbanista - UFERSA)

PALESTRA 04
- HORÁRIO: 09h30 às 11h30
- TEMA: Políticas Públicas Urbanas.
- PALESTRANTE: Dra. Larissa da Silva Ferreira Alves (Coordenadora do PLANDITES - UERN)

MI
NICURSO 01: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL.
- TUTOR: Me. Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva (Fiscal de Meio Ambiente - SEMA), Francisco Iuri Aires Nunes (Engenheiro Civil - SEMA)
- HORÁRIO: 1
3h30 às 17h30

07 DE JUNHO (QUINTA)

PALESTRA 05
- HORÁRIO: 07h30 às 09h30
- TEMA: Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e o contexto da feira livre no município de Pau dos Ferros/RN.
- PALESTRANTE: Me. Alisson Gadelha de Medeiros (Engenheiro Civil - UFERSA)

PALESTRA 06
- HORÁRIO: 09h30 às 11h30
- TEMA: A importância da Educação Ambiental nas escolas.
- PALESTRANTE: Dr. Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho (Gestor Ambiental - UFERSA)

MINICURSO 02: Proj
eto COLETARS e introdução à técnica de Compostagem.
- TUTOR: Me. Bruno Martins Vale de Lucena Amarant (Engenheiro Civil -IFRN)
- HORÁRIO:13h30 ás 17h30

08 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
DISTRIB
UIÇÃO DE MUDAS - 07h às 09h30

PALESTRA DE ENCERRAMENTO - 09h30 às 11h30
- TEMA: O poder da participação social na gestão do município.
- PALESTRANTE: Deyvid Alves (Psicólogo e Coach)

Para mais informações: (84) 9 9122 5068 ou
semapaudosferros@gmail.com .
#MeioAmbiente 16/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Pau dos Ferros promoverá a II Semana de Estudos e Métodos Ambientais A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMA), anuncia a realização da edição 2018 da II Semana de Estudos e Métodos Ambientais - SEMA. A promoção deste evento visa fortalecer a conscientização e a preservação ambiental, na semana em que se comemora, mundialmente, o Dia do Meio Ambiente - 5 de junho.

A II SEMA, este ano, vem com o seguinte tema: "Empreendedorismo Social & Sustentabilidade: inovações socioambientais no Semiárido Nordestino”, que ocorrerá no período de 05 a 08 de junho, no Centro Cultural Joaquim Correia.

"A temática deste ano irá abordar a interação entre desenvolvimento e meio ambiente, visando o fortalecimento social acerca desses assuntos, por meio de palestras, minicursos e mesas redondas, com subtemas relacionados ao tema principal", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Edson Rêgo.
#MeioAmbiente 26/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram de capacitação promovida pelo IDEMA Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) participaram nos dias 24 e 25 de abril do Curso de Gestão Ambiental promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM).
As oficinas ocorreram nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), contando com a presença de assessores técnicos das pastas de meio ambiente, agricultura e infraestrutura, gestores e representantes da sociedade civil, todos da região oeste do estado e que compõem o grupo 1.
A formação contou com palestras ministradas pela equipe técnica do IDEMA formada pelas Senhoras Hortência Carvalho e Iracy Wanderley e teve carga horária de 20 horas, com metodologia participativa fundamentada no partilhamento de saberes teóricos e as vivências dos participantes.
Essa ação visa dar continuidade do trabalho de Diagnóstico que deverá constar no Sistema Municipal Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SISMUMA/RN. É importante salientar que Pau dos Ferros é a única cidade do alto oeste do estado que possui o SISMUMA, que é constituído pelos órgãos e entidades municipais responsáveis pela proteção, conservação e melhoria do meio ambiente e integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA) e o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA).
A proposta do IDEMA na realização dessas capacitações junto aos municípios é contribuir para que eles, a curto prazo, consigam construir os próprios Planos Municipais de Gestão Ambiental.

Técnicos do IDEMA visitam sede da
SEMA

A convite do Secretário Municipal de Meio Ambiental, Edson Rêgo, integrantes da equipe do IDEMA estiveram presentes nesta quinta-feira (26) na sede da SEMA.
O propósito da visita foi acompanhar a elaboração do Plano de Gestão Ambiental do município, uma exigência legal para que as prefeituras possam captar recursos para projetos voltados à área de meio ambiente.
“Nossa equipe está empenhada em construir um plano que possa auxiliar no diagnóstico dos principais problemas socioambientais existentes no município, onde, dessa maneira, iremos estabelecer alternativas de monitoramento, avaliação e ação de gestão, visando controlar os impactos ambientais bem como o ordenamento urbano”, destacou o Secretário.
#MeioAmbiente 22/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Dia da Água Neste dia 22 de março é comemorado, mundialmente, o Dia da Água. Uma data para conscientizar a todos a respeito da importância da conservação deste recurso natural tão importante, e sem o qual não haveria vida no planeta.
#MeioAmbiente 28/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o IFRN, promove oficina de reciclagem nas escolas A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros, realizou nesta terça-feira, 28, mais uma rodada de atividades do projeto COLETARES.

Esse projeto consiste na sensibilização e conscientização de alunos da rede municipal de ensino através de ensinamentos educativos de preservação e conservação do meio ambiente, com foco no gerenciamento de resíduos sólidos.

A Escola Municipal São Benedito, uma das parceiras dessa ação, foi o local escolhido pelos facilitadores para realizar uma oficina de reutilização de materiais que seriam destinados ao lixo.

Os alunos aprenderam a confeccionar lancheiras com tema natalino que, quando estiverem finalizadas, servirão como decoração das festividades de fim de ano na própria instituição de ensino.

”Temos absoluta certeza que esse projeto é um passo importantíssimo para darmos início ao trabalho de aplicação da coleta Seletiva que, inclusive, já teve início através da coleta de dados no bairro Nações Unidas. Nossas crianças e jovens serão agentes multiplicadores, irão contribuir com a conscientização dos familiares e amigos, gerando, dessa forma, uma corrente positiva de preservação do nosso meio ambientes”, destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edson Rêgo.
#Agenda 26/07/0209 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito Leonardo Rêgo assina ordem de serviço para início das obras de Urbanização da Orla do Açude 25 de Março O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, irá assinar, neste sábado (27), às 16:30 horas, nas proximidades do sangradouro no bairro Riacho do Meio, a ordem de serviço para dar início às obras de urbanização da orla do Açude 25 (2ª etapa).
A prefeitura optou por realizar adequações no projeto original, com respaldo legal garantido pelo Ministério do Turismo, tendo sido todas as demandas aprovadas pela Caixa Econômica Federal (CEF).
As adequações irão garantir um melhor uso da verba pública destinada para a urbanização da orla do açude, além de assegurar a edificação de espaços que irão atender de forma efetiva os anseios da comunidade local.
O valor contratado da obra é de R$ 218.735,15, as intervenções incluem a construção de uma praça, dois calçadões, edificação de uma passarela para pedestres, de uma passagem molhada para o trânsito de veículos e a instalação de uma academia da saúde.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) será a responsável pela manutenção e gestão do espaço público quando o mesmo for concluído e entregue à comunidade.
Com essa ação, o poder executivo municipal cumpre mais um compromisso assumido em seu Plano de Governo e que foi amplamente distribuído para toda sociedade pau-ferrense, além de realizar um sonho antigo dos moradores do bairro Riacho do Meio.
www.paudosferros.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 16:18:01