NOTÍCIAS

03-JAN-2022

Ao encerrar o ano de 2021, gestão faz retrospectiva de ações realizadas pela Prefeitura no primeiro ano de mandato

#Retrospectiva2021 POR LIANA LACERDA 03 DE JANEIRO DE 2022

Foto: Tertuliano Pessoa

Com o encerramento do ano de 2021, a prefeitura de Pau dos Ferros, numa atitude de transparência e prestação de contas à população, faz uma retrospectiva das ações realizadas pela gestão durante todo o ano, no município.

No ano em que completa 165 anos de emancipação política, Pau dos Ferros tem sido cenário para atuação da gestão, que vem buscando estruturar, modernizar e tornar o município referência na região, quando se fala em qualidade de vida.

Em janeiro de 2021, ao tomar posse do Poder Executivo Municipal, a prefeita Marianna Almeida, juntamente com sua equipe de secretários, implantou uma gestão humanizada, técnica e pautada em resultados, mas que, acima de tudo, carrega como bandeira a valorização das pessoas.

Neste primeiro ano de gestão, já foram quitados mais de 6 milhões de reais em dívidas do exercício anterior, graças aos novos métodos e processos que foram adotados, dando a certeza de finalizar o exercício deste ano, confirmando a responsabilidade com as contas públicas municipais.

Na certeza de garantir o desenvolvimento da cidade, alguns códigos e leis foram alterados e aprovados, atualizando a estrutura legal do município, e efetivando conquistas históricas, como a oficialização das redes de Comunicação Social, o novo Código Tributário e o Plano Diretor, atendendo a uma demanda esperada por diversos setores da sociedade.

Pau dos Ferros está se tornando uma cidade melhor, mais inclusiva, democrática, desenvolvida e que valoriza a sua gente. Em 2021, muitos sonhos já foram transformados em realidade, resta para 2022 novos desafios e novos sonhos concretizados.

Confira algumas outras atuações que se destacaram entra as principais obras, programas e ações da gestão "Valorizando Nossa Gente", em 2021:

- A mudança de pelo menos sete novas sedes institucionais entre secretarias municipais e órgãos para locais estratégicos, bem como a criação de outros, como o Complexo Técnico Administrativo, de modo a proporcionar conforto no atendimento à população, qualidade de trabalho aos servidores e celeridade ao serviço público.

- A entrega de obras também marcou esse primeiro ano de gestão, à exemplo da Urbanização da Avenida Getúlio Vargas, a construção do calçadão da travessa da Praça da Matriz, a cobertura do Mercado Público e o novo Centro de Artesanato.

- Oito ruas foram contempladas com pavimentação e drenagem superficial; a rua dos Jasmins, a rua Dandão Sena, rua Antonio Laurindo, rua Espanha e rua Marianna Guedes do Rego, bem como a urbanização de trechos das ruas Soldado Xaxu, Inácio Pereira e Francisca Lopes Bezerra, sendo realizada também a reforma da quadra, incluindo uma academia da terceira idade e a instalação de um parque infantil, no bairro Manoel Deodato.

- Em fase de conclusão para o início de 2022, está a pavimentação das ruas Paul Harris, Nezinho Batista, Honorato Lopes, rua Israel e rua Portugal. Além da finalização de duas novas habitações, em parceria com a FUNASA, cujo três unidades, já foram entregues ano passado. Ainda está em andamento, com previsão de conclusão no primeiro trimestre, as obras da Urbanização da Orla do Açude 25 de Março, a construção do Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEM), do novo Abatedouro Público e conclusão da reforma do estádio 9 de janeiro.

- Outra realização, foi a troca da iluminação de sódio por luz de LED em importantes ruas e avenidas também marcam o esforço da gestão em investir em segurança urbana, que se aproximou de meio milhão de reais, em 2021.

- A implantação de importantes programas e projetos municipais merece destaque, sobretudo aqueles com foco em saúde, educação, assistência social e inclusão como o Saúde Itinerante, SEDES na Zona Rural e o Programa TransformAÇÃO.

- Visando o desenvolvimento dos servidores, ao longo do ano foram realizados seis processos seletivos, capacitações foram ofertadas através das secretarias de Administração, Educação e Desenvolvimento Rural, com foco em atendimento e formação continuada, entre outros cursos de cunho profissional e educacional ofertados para a população através de parcerias com órgãos e empresas como SENAR, MVB e CPCON;

- Em 2021, o trabalho de Assistência Social angariou grandes resultados, sobretudo através das equipes dos CRAS, CREAS e demais programas que alcançaram cerca de 2.000 famílias pau-ferrenses, incluindo ações junto a catadores do município através da secretaria de Meio Ambiente.

- Vale mencionar, também, a implementação do Escritório Social em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

- A prefeitura finalizou o ano com números expressivos, distribuindo mais de 3.500 unidades entre cestas básicas e kits alimentação, 1.085 óculos de grau, mais de 240 famílias beneficiadas pelo programa de microcrédito da AGN e mais de 800 atendimentos no Programa Família Luz.

- Na área da saúde contamos com inovações para o enfretamento a COVID-19, de imediato ações de sanitizações foram feitas em locais de ampla circulação de pessoas, sem falar dos incansáveis agentes da vigilância sanitária, trabalhando em parceria com bombeiros, forças policiais do estado; a aquisição e distribuição de EPI's em equipamentos públicos municipais, e a criação do Centro Municipal de Campanha para enfrentamento à COVID-19, o CEMEC, de amplo espaço, com atendimento médico todos os dias e leitos com equipamentos avançados de monitoramento, tudo disponível até que os casos no município estivessem controlados, sem falar do avanço na vacinação, adequando o Mercado Público como ponto estratégico para aplicação das doses.

- Para além das ações de combate a pandemia, mais serviços chegaram ao município, como a realização do teste do pezinho; serviços de EMAD/EMAP, com atendimento às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica; pequenas cirurgias itinerantes nas unidades de saúde;

- Conquista de uma equipe de saúde prisional, oferta de quatro vagas de residência médica através da UERN, assinatura da ordem de serviços para criação do Núcleo de Zoonoses de Pau dos Ferros, e assinatura de convênio federal para aquisição de um castramóvel, conquistas que a cada dia se tornam realidade em nosso município!

- A atenção primária em saúde avançou, com o aumento de 10 para 15 equipes de estratégia de saúde da família, e de 12 para 15 equipes de saúde bucal, além da implantação de mais uma farmácia básica, na UBS do Bairro São Judas Tadeu. A prefeitura ainda promoveu a contratação de mais oito agentes comunitários de saúde, garantindo cobertura populacional total.

- No campo da educação, foram inúmeras as conquistas deste ano: como a criação de um programa de incentivo à aposentadoria, visando renovação no quadro; a antecipação do terço de férias dos profissionais da educação, de forma integral, feito inédito em nosso município.

- A SEDUC trabalhou incessantemente para reestruturar e rede e oferecer condições de retorno às aulas presenciais, com criação de comitê próprio, conquistando o certificado de Biosegurança pelo SEBRAE para as escolas municipais. Também foi desenvolvido um trabalho de reparos estruturais ou reformas em todas as unidades escolares, inclusive as da zona rural, um investimento inicial de mais de 200 mil reais. Ainda neste ano, a secretaria promoveu uma política de editais com o objetivo de fomentar o trabalho artístico e cultual nos espaços escolares.

- Com inovação e criatividade, a gestão Valorizando Nossa Gente lidou com o contexto pandêmico e realizou o I São João da Princesinha, transmitido em formato de Lives para os pau-ferrenses. A população também testemunhou o resgate cultural da nossa história e retomou a FINECAP, não realizada em 2020, fazendo-a com todos os protocolos de segurança sanitária e muita responsabilidade financeira, pensamento que se estendeu ao I PDF Kids e a aconchegante Feirinha de Nossa Senhora, contribuindo para as festividades da paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

- As ações na seara cultural foram reacesas, seguidas de uma reforma que deu vida e luz ao nosso querido Centro Cultural Joaquim Correia. A prefeita Marianna retomou os trabalhos da Secretaria de Cultura e Turismo que, além do Festival da Rapadura e da Vitrine Cultural promovidos dentro da FINECAP 2021, ainda teve fôlego para fomentar apresentações artísticas em eventos como o Vórtice Cultual e o I Ginga PDF, como também reaproximou poetas locais e regionais através da parceria com o projeto Cantoria na Praça e a I Mesa de Glosas Pau-ferrenses.

- Nas atividades desportivas, tivemos a reativação da Secretaria de Esporte e Lazer, transformando em realidade o desejo de muitos atletas pau-ferrenses. Eventos de cunho integrador foram realizados; como o Circuito Pai Atleta. Atualmente, nossos equipamentos esportivos passam por constante manutenção e reformas, quadras limpas, banheiros e vestiários com abastecimento hídrico. Estão sendo criados novos espaços, como o minicampo do bairro Paraíso, o avanço de etapas da reforma do estádio 9 de janeiro, a construção do Ginásio Poliesportivo do Nações Unidas e a conclusão do projeto para edificação do novo Ginásio Prof. João Faustino, palco de tantas emoções do esporte regional, que em breve será reerguido.

- Para o produtor rural as notícias foram as melhores! O recorde de quase 1.500 horas em corte de terra atendeu mais de 800 produtores do município no início do ano. O setor agropecuário contou com inúmeras parcerias como do SENAR, EMPARM, SEAPEC, DNOCS, IDIARN e EMATER, destacando o forte trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural junto aos governos estadual e federal, suprindo os produtores com grãos, palma forrageira, alevinos e outros suprimentos, sem deixar que faltassem recursos hídricos ao fortalecer o Programa de Abastecimento Rural e melhorando o acesso à estradas vicinais, para além da atenção com o açougue público através de manutenções e instalação de câmeras internas e externas, e fixação de novo corrimão.

- O trabalho este ano foi incansável, rendendo inclusive premiações ao nosso município, como o 2° lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria para cidades entre 30 e 100 mil habitantes. Um ano realmente de conquistas!

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Em ação no Perímetro, prefeita Marianna presta contas e anuncia Farmácia Básica e pavimentação de mais 4 ruas

Em ação no Perímetro, prefeita Marianna presta contas e anuncia Farmácia Básica e pavime [...]

#AssistênciaSocial Há 6 dia(s)

Prefeitura de Pau dos Ferros fará ação comunitária no Perímetro Irrigado nesta quinta-feira (18)

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através de uma ação intersetorial, informa aos moradores [...]

#Desenvolvimento Há 7 dia(s)

Prefeita Marianna anuncia programa com investimento de quase 4 milhões para a zona rural de Pau dos Ferros

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, anunciou em suas redes sociais um invest [...]

#Segurança Há 7 dia(s)

Prefeitura articula ação intersetorial para revitalizar e levar mais segurança à Praça da Matriz de Pau dos Ferros

Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeita Marianna Almeida se reuniu com parte do se [...]

#VigilânciaSanitária Há 8 dia(s)

Combate à dengue na comunidade Logradouro.

Nossos Agentes de Endemias estão dando continuidade a um importante trabalho de prevençã [...]

#ServidorPúblico Há 8 dia(s)

Prefeitura de Pau dos ferros empossa quatro novos profissionais do Concurso Público.

A prefeita Marianna Almeida recepcionou nesta quarta-feira (10) quatro novos profissiona [...]

#ProgramaMelhorEmCasa Há 8 dia(s)

Pau dos Ferros é contemplada com 50 casas populares do Governo Federal

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socia [...]

#Pavimentação Há 8 dia(s)

Marianna inaugura 1.700 m² de pavimentação no bairro Nova Pau dos Ferros

No fim da tarde desta quinta-feira (11), a Prefeitura de Pau dos Ferros realizou a inaug [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito